Alimentação Saudável

Iogurte de frutas feito em casa

Há algo genuinamente satisfatório em preparar alimentos em casa, e fazer o seu próprio iogurte de frutas não é exceção, pois além de ser uma opção mais saudável em comparação com os produtos industrializados, você tem o controle total sobre os ingredientes e o sabor.

Nesta jornada culinária, vamos explorar como criar um iogurte cremoso e refrescante, com uma camada de cobertura de frutas frescas que explode em sabor, então prepare-se para uma experiência que não só agrada ao paladar, mas também o conecta com a simplicidade e o prazer de cozinhar em casa. Vamos mergulhar na arte de fazer iogurte de frutas caseiro, um deleite nutritivo e personalizado que pode ser desfrutado a qualquer hora do dia.

Ingredientes do Iogurte de Frutas

Para o iogurte:

    • 1 litro de leite (pode ser leite integral, desnatado ou sem lactose, conforme sua preferência)
    • 2-3 colheres de sopa de iogurte natural (com culturas ativas) como starter (fermento inicial)
    • 1 termômetro de cozinha

Da cobertura de frutas:

  • 1 xícara de frutas frescas (morangos, blueberries, pêssegos, etc.)
  • 2-3 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante a gosto)
  • Suco de meio limão (opcional, para dar um toque cítrico)
  • 1 colher de chá de amido de milho (opcional, para engrossar a cobertura)

Como Preparar Iogurte de Frutas Feito em Casa

Preparação do iogurte:

  1. Primeiramente, aqueça o leite, despeje o leite em uma panela e aqueça-o em fogo médio até atingir a temperatura de cerca de 85°C (Use um termômetro culinário para verificar a temperatura). Isso ajuda a matar quaisquer bactérias indesejadas.
  2. Em seguida, resfrie o leite até atingir uma temperatura entre 43°C e 46°C, isso é importante para as culturas bacterianas prosperarem.
  3. Logo depois, inocule o leite em uma tigela separada, misture as 2-3 colheres de sopa de iogurte natural com um pouco do leite morno e adicione essa mistura à panela de leite, mexendo bem para incorporar.
  4. Agora começaremos o processo de incubação despejando a mistura de leite e iogurte em um recipiente de vidro ou cerâmica com tampa.
  5. Cubra o recipiente e mantenha-o em um local aquecido e sem correntes de ar, você pode colocá-lo em um forno desligado com a luz acesa, usar uma iogurteira, ou simplesmente embrulhar o recipiente em toalhas para mantê-lo quente.
  6. Deixe a mistura descansar por 6 a 10 horas e quanto mais tempo você deixar, mais espesso e ácido o iogurte ficará.

Preparação da cobertura de frutas:

  1. Em primeiro lugar, lave e pique as frutas frescas em pedaços pequenos.
  2. Em uma panela pequena, adicione as frutas picadas, o açúcar (ou adoçante) e o suco de limão (se estiver usando), então cozinhe em fogo baixo por cerca de 10-15 minutos, mexendo ocasionalmente, até as frutas ficarem macias.
  3. Engrosse a cobertura (opcional): Se desejar uma cobertura mais espessa, misture o amido de milho com um pouco de água e adicione à panela de frutas. Cozinhe por mais alguns minutos até a cobertura engrossar.

Montagem:

  1. Resfrie o iogurte: Após o período de incubação, o iogurte estará pronto. Coloque-o na geladeira por pelo menos 2 horas para esfriar e firmar.
  2. Por fim, sirva o iogurte em tigelas individuais e cubra com a cobertura de frutas.

Veja também:

Espero que você tenha gostado dessa receita de Iogurte de frutas feito em casa que o site As Delícias do Dudu trouxe para você.

Lembre-se de avaliar esta receita, deixando seu comentário e clicando nas estrelinhas que aparecem aí embaixo.

Não se esqueça de conferir mais publicações do site As Delícias do Dudu, que publica diariamente muitas outras deliciosas receitas, listas, viagens e tudo sobre estilo de vida.

Não perca a oportunidade de explorar novos pratos e seguir as nossas redes sociais no Facebook e Pinterest.

5/5 Singular: (1 Análise)

Eduardo dos Santos

Olá! Meu nome é Eduardo dos Santos, mais conhecido como Dudu, e sou o criador do site "As Delícias do Dudu". Desde muito jovem, sempre tive uma paixão pela culinária e experimentar novas receitas. Ao longo dos anos, pude desenvolver minhas habilidades culinárias e aqui é o lugar onde compartilho receitas favoritas com outras pessoas apaixonadas por gastronomia. Desde pratos principais até sobremesas, estou sempre experimentando novas combinações e sabores para trazer algo novo para a mesa. Fora da cozinha, adoro viajar e experimentar novas culturas e sabores. Se você é um amante da culinária e adora um bom estilo de vida, então estou animado para tê-lo como parte da comunidade "As Delícias do Dudu".

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *