Alimentação Saudável

Posso dar Gelatina para o Bebê?

Atenção as mamães e papais de plantão, esse artigo serve de alerta para que cada vez mais fiquemos atentos e atentas com os rótulos dos alimentos que oferecemos aos nossos bebês e crianças, pois até uma simples gelatina pode conter altos níveis de substâncias que não estão dentro dos padrões adequados ao nosso organismo.

Associação desaconselha consumo de gelatina por crianças

A Pro Teste, associação de defesa de consumidores, em uma avaliação realizada com gelatinas em pó existentes no mercado, detectou excesso de açúcar, corantes perigosos e a presença de adoçantes em versões normais do produto.

A conclusão foi que esses itens não devem ser consumidos por crianças.

A entidade avaliou na época, 11 pós para gelatina sabor morango: quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero.

Os problemas encontrados foram: açúcar em excesso, edulcorantes (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar, e a presença de um corante artificial, o Amarelo Crepúsculo, relacionado a hiperatividade em crianças. Adultos podem consumi-las, mas com moderação. Já entre as gelatinas sem açúcar, todas foram bem avaliadas.

“Não existe no Brasil uma legislação específica para gelatinas em pó. A Pro Teste avalia que a criação de normas que regulem esse alimento é fundamental para a definição de alguns parâmetros, como limite de açúcar e quantidade de colágeno e proteína, a fim de que as gelatinas sejam produzidas dentro de padrões de qualidade”, informou, em comunicado, a associação.

A adição de edulcorantes (adoçantes) não é recomendada no caso de alimentos destinados ao consumo por crianças e gestantes. O consumo é indicado apenas por restrição alimentar e com acompanhamento médico.

A avaliação está disponível no site da entidade: www.proteste.org.br.

Pesquisa encontra corante proibido em alguns países europeus

Pesquisa feita com 11 tipos de gelatina realizada pela Pro Teste Associação de Consumidores mostrou que muitos desses produtos utilizam o corante amarelo crepúsculo – produto proibido em alguns países da Europa.

“Pesquisas demonstraram uma relação dessa substância (o corante) com hiperatividade e outros distúrbios de comportamento em crianças suscetíveis”, afirma o estudo, sublinhando que boa parte do esforço de marketing das gelatinas é voltada para o público infantil.

Além disso, quatro gelatinas com açúcar também receberam outras críticas. Duas utilizam adoçantes e, por isso, não seriam recomendadas para crianças e gestantes. Outras duas, apresentam, respectivamente, 10,9 e 8,8 gramas de açúcar por porção de 120 gramas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para adultos o consumo diário de até 50 gramas de açúcar.

A quantidade de colágeno nos produtos foi considerada muito pequena, e, por isso, alvo de controvérsia. Estudos indicam que uma alimentação rica em colágeno traz benefícios para a saúde. “Precisamos de uma legislação que regule a quantidade de açúcar e de colágeno” afirma Manuela Dias, nutricionista da Pro Teste.

Então, fica o alerta, para que sempre fiquemos atentos aos rótulos para saber os tipos de substâncias e a quantidade que cada produto oferece, principalmente para nossas crianças e bebês.

Veja também:
Você sabe congelar da forma correta os alimentos?

Espero que você tenha gostado desse artigo que o site As Delícias do Dudu trouxe para você.

Lembre-se de avaliar este artigo, deixando seu comentário e clicando nas estrelinhas que aparecem aí embaixo.

Não se esqueça de conferir mais publicações do site As Delícias do Dudu, que publica diariamente muitas outras deliciosas receitas, listas, viagens e tudo sobre estilo de vida.

Não perca a oportunidade de explorar novos artigos e seguir as nossas redes sociais no Facebook e Pinterest.

0/5 Singular: (0 Análise)

Eduardo dos Santos

Olá! Meu nome é Eduardo dos Santos, mais conhecido como Dudu, e sou o criador do site "As Delícias do Dudu". Desde muito jovem, sempre tive uma paixão pela culinária e experimentar novas receitas. Ao longo dos anos, pude desenvolver minhas habilidades culinárias e aqui é o lugar onde compartilho receitas favoritas com outras pessoas apaixonadas por gastronomia. Desde pratos principais até sobremesas, estou sempre experimentando novas combinações e sabores para trazer algo novo para a mesa. Fora da cozinha, adoro viajar e experimentar novas culturas e sabores. Se você é um amante da culinária e adora um bom estilo de vida, então estou animado para tê-lo como parte da comunidade "As Delícias do Dudu".

Artigos relacionados