A Alimentação de agora influência no futuro? Entrevista com Carol Rezende - As delícias do Dudu
As delícias do Dudu
As delícias do Dudu

25

Maio

2012

A Alimentação de agora influência no futuro? Entrevista com Carol Rezende



por Thais Ventura em Alimentação Saudável |

Carol é uma amiga que não tive muito contato, mas sempre nos falamos pelo facebook, ela ainda não é mamãe, mas acompanha o blog e sempre curte as fotos do Dudu e comenta em publicações, em uma dessas me surgiu a ideia de uma entrevista com ela por conta de seu comentário… dá uma lida que bacana…


Nome e idade?
Me chamo Carolina, tenho 25 anos, nascida e criada em Juiz de Fora – MG
Estudo Ciências Contábeis na UFJF e atualmente estou atrás de um estagio rs.
Venho de uma família de obesos e isso contribuiu e muito para os meus atuais 100kg. Acompanho sempre o Blog mesmo não tendo um bebe, pois acho muito interessante esse cuidado com a alimentação que a Thais tem com o Eduardo e acho que isso não deve ser levado somente para as crianças, são hábitos que podemos inserir na nossa vida de adultos, afinal de contas comer bem não mata ninguém.
Quis dar meu depoimento sincero ao blog pois muitas pessoas acham que é um exagero se preocupar com a alimentação, que não pode isso ou não pode aquilo, é uma piração. Sinceramente acho uma loucura é você não se preocupar com o que você come.
Ai vc pode me questionar, se você se preocupa com isso porque vc é gordinha ainda, sim sou gordinha e pretendo continuar assim acho que até o resto da minha vida (não farei dietas mirabolantes ou cirurgias só para me inserir em uma sociedade ditatorial), rs, ser gorda não é um incomodo para mim, mas não ter uma boa saúde (nem me lembro da ultima vez que gripei, faz anos) isso sim me preocupa. 

Carol dia desses em uma imagem de comida que fiz para o Dudu, você comentou que Dudu tinha ganhado na loteria e que se toda mãe cuidasse da alimentação do filho e não fosse como sua mãe que te criou a base de neston a obesidade infantil cairia bastante.
Você gostaria que sua mãe tivesse sido mais rigorosa com sua alimentação quando criança?
Sim, se minha mãe tivesse sido mais rigorosa comigo na infância, e isso não quer dizer que precisava ser ditadora, eu com certeza hoje teria hábitos mais saudáveis de alimentação como a inserção de frutas e verduras em minha alimentação.
Você se lembra, de como era mais ou menos? conta pra gente.
Lembro de usar mamadeira até aproximadamente uns 8 anos, por habito mesmo, tomava agua, refrigerante, leite e as vitaminas de neston.
Minha mãe deixava comer o que estava com vontade, acho que nunca tive problemas com doces, mas imagino que seja por nunca ter gostado.

Sempre que estava doente por exemplo, ganhava uma pizza ou uma lasanha pra poder comer e melhorar.

Você mamou no peito? se sim até que idade.
Sim, segundo minha mãe até os 2 anos.
Porque você, comentou sobre isso na foto do Dudu? você acredita que isso influenciou na sua vida adulta?
Comentei sobre isso porque acho muito importante que as mães se preocupem com o que seus filhos comem, porque a alimentação desde a infância reflete muito em nossa vida de adulto e pra mim existe uma grande dificuldade em mudar hábitos depois de tanto tempo, pois nunca tive alguem para me orientar sobre isso. Não acho que as mães tem que ser ditatoriais, proibirem seus filhos de comerem hambúrgueres ou tomar refrigerantes, mas acho que tudo tem que ser feito na medida certa e enquanto seu filho não tem idade e nem capacidade de decidir sobre isso o ideal mesmo é que você insira um habito legal nele.
Você Sofre muito para controlar o peso? o que vc precisa fazer? vc é radical hoje em dia? 
Sofro muito para controlar meu peso mas exatamente pelo fato de não ser radical. Eu não possuo horários para comer e acabo não me policiando no que como, opto sempre pelo mais rápido e pratico (varias invenções de miojo com alguma coisa). Mas o que vira uma grande falta de vergonha na cara, ou simplesmente uma inexistência de um habito. Hoje para controlar meu peso tenho que auxiliar exercícios físicos com uma alimentação menos pior, mas tenho muito a melhorar nesse quesito e só assim terei uma vida mais saudável, porque o fato de ser gordinha não me incomoda em nada, mas o fato de não ter saúde me preocupa e muito.
Se você pudesse escolher em sua mãe ter sido boazinha e te deixado comer de tudo ou sua mãe ser bem radical, qual você escolheria?
Eu não gosto muito de extremos, acho que a minha mãe como qualquer uma deveria ter tomado conta da minha alimentação de forma ponderada, no meu dia a dia me fazer comer corretamente e em um fim de semana ou em um lanche durante a tarde me deixar comer outras coisas, afinal de contas tanto as besteiras como as frutas e legumes são muito gostosas, a diferença é que um lanche é feito de qualquer jeito e fica bom, e os outros alimentos precisam ser preparados com mais carinho para ficar tao bons quanto.
O que você diria para as mamães que não se preocupam com a alimentação das crianças?
Eu diria que se elas amam tanto seus filhos elas deveriam se preocupar. Porque obesidade é um problema serio não só alimentar como social e, não é uma frescura de pessoas exageradamente preocupadas não. E isso só tem a acrescentar não só na vida da criança como da família também pois a comida não é preparada somente para criança e sim para todos. 
Você sempre teve problemas de peso? mesmo quando criança?
Sempre tive problemas de peso desde a infância, venho de família de obesos (por parte de pai) e já nasci com 4,5kg aliada a uma alimentação que não ajudou muito o problema só foi seguindo junto com a vida.
Já sofreu algum tipo de bullying? vc se importava? isso te incomoda ou incomodava? 
As crianças são os seres mais lindos e os mais cruéis do mundo. Mas ate hoje em dia você vê que as pessoas olham torto, comentam riem…  Quando criança me importava mais com isso, não tem como não se importar, mas hoje em dia eu sou muito feliz da forma que sou, sei que nunca na minha vida vou ser magra como você por exemplo, então vivo muitíssimo bem comigo mesma, o “pouco” que quero emagrecer hoje em dia é somente para levar uma vida saudável enquanto ainda tenho idade para perder peso tranquilamente, não me incomodo mais com o que as pessoas pensam somente pelo meu peso. Se elas me julgam por isso não merecem minha atenção pois eu tenho mais a acrescentar alem da minha massa rs E esse não é o tipo de pessoa que tem a me acrescentar.
Quando você tiver seu filho vai ser diferente? você vai ser uma mãe radical com alimentação dele?
Acho que a gente aprende com os erros e acertos dos outros. Quando tiver meu filho quero cuidar dele com toda atenção e carinho do mundo para ele ser feliz e saudável, como já disse acima sou contra radicalismos, mas também não tem como encher um bebe de doces e afins sendo que nem dentinhos eles tem para ser escovados, sendo que açúcar agita as crianças dentre tantos outros transtornos que uma má alimentação pode gerar. 

Então acho que serei uma mãe meio termo não tanto ao céu nem tanto ao inferno prezando sempre para que meu filho crie hábitos naturalmente de se alimentar bem, sem deixar de aproveitar tudo que pode lhe ser oferecido, mas o mais importante, ensinarei a ser comedido, que toda a comida do mundo não precisa ser comida de uma vez só, e com isso eu acho que a medida que ele for crescendo ele mesmo criara a consciência do que é bom para ele ou não.

 Espero ter ajudado às mamães ai de plantão, dizendo que continuem sendo assim com seus filhos, é só mais uma forma de demonstrar o grande amor que vocês tem por eles, e não achem um exagero ou se desanimem quando alguem criticar, ouvi uma vez uma frase “Voce é o que você come” então o que vocês querem que seus filhos sejam?
Parabéns por serem mães maravilhosas e interessadas em todos os detalhes da vida de seus filhos ^^
Carol obrigada por participar, seu depoimento será muito importante e de grande valia…

Destaque do Mês

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.