As delícias do Dudu
As delícias do Dudu

2

jul

2015

Organização alimentar da semana



por Thais Ventura em Acima de 1 ano, Alimentação Saudável, Segredos da Cozinha |

No inicio da semana prometi que postaria a organização alimentar daqui de casa… Tenho tido dias muito corridos, então já saber o que iremos comer durante a semana me permite organizar melhor o preparo e também a compra da semana. Para criar essa organização levei em conta que as refeições precisam ser rápidas porque tenho apenas 1 hora e meia para preparar tudo antes do almoço, então o que já posso ou consigo já deixei congelado para a semana toda como o feijão por exemplo, e que na hora  somente preciso refogar, as carnes já deixo porcionadas e congeladas, as saladas já lavadas (duram numa boa 1 semana na geladeira se lavados, secos e guardados de forma correta) isso facilita muito para que as refeições sejam rápidas porém não deixem de ser nutritivas e saudáveis o que faço questão.

 

Aqui comemos todos a mesma comida, acho muito importante que os pais comam o mesmo que a criança, assim além de facilitar, incentiva que a criança coma bem. Claro que, se a comida de todos da casa for saudável o que é o ideal, afinal se você quer quer seu filho coma brócolis, cenoura, espinafre, beterraba, couve flor vocês pais que são os maiores exemplos dele também precisam comer. Não faz sentido servir legumes as crianças e comer batata frita com salsicha rs.

 

O café da manhã por aqui só muda o leite, que para o Dudu é com cacau, e eu e marido bebemos com café.

 

 

Dois dias que tenho aula a noite ele janta na escola, os outros dias precisa ser o mesmo do almoço, porque não tenho tempo hábil de preparar algo novo, ele chega em casa já sentando a mesa rs. Mas, também não acho que precise ser almoço e jantar diferente.

 

Final de semana como geralmente tenho mais tempo não entra porque ai faço o que me der vontade no dia, ou até mesmo comemos fora ou na casa dos avós do Dudu.

 

O lanche da noite que está como fruta na verdade eu dou como sobremesa depois do jantar dele, porque ele chega da escola, janta, toma banho, vê tv e capota por volta das 19:30h então não tem nem tempo de ter outra refeição antes de dormir.

A parte da tarde Dudu ta na escola, então como a organização é pra facilitar pra mim, eu coloquei a merenda que ele levou esses dias pra escola, então em 10 minutos eu montava a lancheira dele.

O bolo é sempre caseiro, biscoitos variam entre sembei, caseiro, de arroz ou cookie integral, suco é ou natural ou algum integral sem açúcar e aditivos, pão de queijo tenho sempre congelado e só asso antes dele ir, iogurte é caseiro integral.

 

 

 

 

cardapio

 

Vamos as receitas:

  • Arroz com quinoa é super simples, para cada xícara de arroz eu uso 2 colheres de sopa de quinoa em grãos… Refogo junto e segue tudo normal

 

  • Couve flor Gratinada

Couve flor cozida al dente.

Molho bechamel – Cebola cortada em cubinhos pequenos refogadas em 1 colher de manteiga, acrescentar 1 colher de sopa de farinha de trigo e aos poucos o leite, sal a gosto, ele vai engrossar, desligar e reservar. (pode colocar uma pitada de nos moscada).

Misturar com o bechamel creme de leite fresco.

Em um refratário que pode ir ao forno, colocar as couve flores e cobrir com o creme, colocar parmesão ralado por cima e levar pra gratinar. Prontinho… Fica deliciosos…

couve flor

 

  • Frango com abobrinha, shimeji e cúrcuma.

Cortar o peito de frango em cubos, dourar cebola no azeite e sal alho, dourar o peito de frango, adicionar cúrcuma.

Cortar a abobrinha em cubinhos, higienizar e cortar o shimeji. Quando o frango estiver quase totalmente cozido adicionar o shimeji e abobrinha.

Terminar de cozinhar e prontinho…

 

  • Purê de batata com brócolis

Essa receita vi o Jamie fazendo e obvio que pensei logo no Dudu. Ficou bem gostoso, todos nós curtimos e é bem fácil, basta cozinhar o brócolis e a batata e depois amassar os dois juntos. Eu ainda refoguei cebola na manteiga e coloquei o purê…. Sal a gosto.

 

  • Molho de tomate turbinado com almôndegas deixo aqui o vídeo com a receita (a diferença que fiz com frango ao invés de carne).

 

 

 

 

 

Bom, acho que é isso…

Gostaria de antes de tudo deixar claro, que essa organização alimentar foi pensada/criada para minha familia e nossas necessidades, e eu estou apenas compartilhando para quem sabe ajudar a vocês a criar também algo para suas familias, não é dificil e ajuda muito.

 

 

Quem não souber, não quiser, não conseguir eu tenho organizações alimentares mais completas que são de 4 semanas e vem todas as receitas inclusas, são num todo 70 páginas e posso passar os detalhes e valores pelo email asdeliciasdodudu@gmail.com basta me escrever…

 

 

*Atualização 28/03/2016

Depois de alguns pedidos disponibilizo um quadrinho de cardápio para utilizarem, basta baixar  a imagem no link abaixo, imprimir e plastificar. Escrevam com caneta que apaga (vende em papelarias) e tenha sempre sua organização alimentar na geladeira…

 

 

 

LINK PARA DOWNLOAD

cardápio em branco

 

 

Espero que tenham gostado…

 

 

29 respostas para “Organização alimentar da semana”

  1. Bruna Silvestrelli disse:

    Nossa, que sonho esse cardápio… Com a vida corrida melhor coisa se organizar assim, parabéns Thais!! Aqui experimento todas suas receitas, minha filha adora, só o molho que ela fica meio assim, ainda não comeu bem uma macarronada, não sei se estou usando os tomates certos, se fica muito ácido, eu comi e fica bem diferente do molho que compramos prontos, mas ela nem conhece o molho de latinha, então deve ser questão de gosto dela mesmo.
    O Fetuccine vc compra pronto? ou faz a massa também?

    • asdeliciasdodudu disse:

      Tem que deixar cozinhar bem o molho pra ficar gostoso, ele quando bate é roxinho, ele precisa cozinhar até ficar vermelho novamente… O fettuccine depende do meu dia, quando dá eu faço, quando não dá eu compro pronto…. bjos

      • Bruna Silvestrelli disse:

        Ahhh sim, deve ser isso então, eu deixo ferver e já desligo o fogo!! Obrigada pela dica!! Beijos

        • Luciene Asta disse:

          Essa dica perfeita pra mim também. Eu fiz o molho turbinado 2 vezes e não foi bem aceito por isso que a Bruna citou também. Achei até que tinha colocado uma beterraba muito grande. Vou seguir essa orientação.

        • Beatriz Crepaldi disse:

          eu também deixava ferver e desligava! fica gostoso, mas com gosto de beterraba..

  2. Ligia disse:

    Amo tds as receitas, faço tds os dias….. obrigada. ….

  3. Fernanda disse:

    Esse molho pode ser congelado, ou é de consumo rápido? Obrigada

  4. Ana Paula Araújo disse:

    Amei Thais! Já fiz o couve flor….Parabéns Thais pela organização! Queria muito conseguir isso…vivo muito tempo na cozinha….qq coisa que se faz suja muita louça….Aqui com 3
    crianças é muita louça e comida tbm…

  5. Nara Peixoto disse:

    Olá. Será que posso utilizar esse cardápio para meu filho de 1 ano? Ainda estou no esquema de papinha ( tudo junto na panela ), mas gostaria de diversificar mais, pois percebo ele meio entoando às vezes. Ele está com anemia. Então percebo que precisamos melhorar a alimentação dele. Obrigada!! Parabéns! Inspirador seu site!

  6. Renata disse:

    Onde vc comprou este quadro?

  7. Náira Malze disse:

    Ei! Por favor, me passa a versão completa e os valores? Obrigada! Meu email: naira.malze@hotmail.com

  8. Bianca Silva DE Azeredo disse:

    As suas dicas são Maravilhosas. Vou. Colocar em prática.

  9. Jane Primo disse:

    Olá Thais,
    Obrigada por esse site que é incrível! Gostaria de saberse vc tem um planejamento com receitas sem leite de vaca e derivados, meu pequeno está alérgico ou intolerante, ainda estamos investigando, e no momento nem soja podemos usar pois não sabemos ainda se também é intolerante. O cardápio é muito restrito, ele tem 3 anos.
    Abraços.

  10. Marianr disse:

    Olá Thaís!! Amodoro teu site, t enviei um e-mail semana passada mas não tive retorno. Por favor, m passa o valor da versão completa. Obg bj

    nane_calderan@hotmail.com

  11. Kátia Mendonça disse:

    Oi Thais, parabéns pelo blog, acompanho aqui e no face, amo d+. Queria deixar uma sugestão, será que vc conseguiria colocar ao final das receitas, versão para impressão? Porque aí poderíamos ir montando uma apostila com as tuas receitas, que já sairiam com a logo, e ficaria tudo organizado, melhor que ficar selecionando, dando ctrl c, ctrl v. Beijos, sucesso.

  12. Ingrid Rosa disse:

    Thais,nos conhecemos no programinha carioca e desde então,como estou de férias,tenho tido a oportunidade de me aprimorar na cozinha. Como volto a trabalhar na outra semana adoraria ter sua planilha completa. T mando email,ok! Bj

  13. Aline Toledo Bayer disse:

    Amei Thais, parabéns!!! Você pode me passar o valor dessa de 4 semanas? Meu email é alinetol@gmail.com

  14. Tamiris Guelfi disse:

    Gostaria de saber os valores das 4 semanas e caso tenha apostilas dasreceitastbm gostaria tamiguelfi@hotmail.com

  15. Patricia Silva disse:

    Oi. Pode me mandar informação por email thatyycruz@hotmail.com

  16. tatiana feltmann disse:

    Bom dia! Você pode me enviar as informações sobre a organização alimentar de 4 semanas?
    Obrigada.

  17. luciana disse:

    Boa noite gostaria de saber o preço desse cardapio de 4 semanas?OBRIGADO

  18. Karine disse:

    Oi Tais recebi seu cardapio recentemente e meu filho tem adorado as receitas.. so tenho a agradecer.. Onde encontro um quadro como o seu para planejamento semanal? Voce plastifica e escreve por cima? Beijos

  19. SONIA PERINELLI disse:

    Olá tudo bem?
    Admiro demais você e suas receitas maravilhosas,,,
    poderia me passar esse cardápio que vc sugeriu acima e o valor?
    Obrigada,,,
    Meu filho não gosta muito de legumes, preciso ser criativa para ele comer.
    Atenciosamente e grata,
    Sonia,

  20. Leticia disse:

    Olá! Obrigada pelas dicas! Gostaria de saber se vc tem dicas para congelamento/ conservação desses alimentos pré-preparados! =) Beijos

    • Thais Ventura disse:

      Temos sim, quem adquire nossa organização alimentar completa recebe nossa apostila sobre congelamento e conservação também… bjos

  21. Françoise disse:

    Olá Thaís! Como faço para adquirir a apostila de organização alimentar? Meu filho irá começar a ficar por período integral na escola no próximo semestre e estou sem saber como organizar o cardápio semanal dele, pois terá que levar o almoço também. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque do Mês

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.