Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
As delícias do Dudu
As delícias do Dudu

17

jul

2013

Hamburguinho de figado de galinha



por Thais Ventura em Receitas, Salgada | Tags:, ,
Dudu tem passado por aqueles dias que não quer comer direito, e sempre que ele fica assim, eu gosto de dar uma ajudinha e uma fortalecida nos principais nutrientes, um deles é o ferro. Todos nós sabemos que a falta de ferro no organismo pode levar a anemia ferropriva, aqui em casa sempre tive a preocupação de nunca deixar faltar esse nutriente.

É possível evitar a anemia apenas ingerindo alimentos rico em ferro. Uma alimentação balanceada é capaz de prevenir a anemia. Os alimentos não podem apenas possuir ferro, este ferro tem que ser bem absorvido pelo organismo. Os alimentos que mais possuem ferro são:

Vísceras (coração, moela, fígado)***
Carnes vermelhas (principalmente), frango, peixe.
Sardinha
Feijão (todos), lentilha, Grão de bico
Beterraba
Vegetais verdes escuros.

Para aumenta a absorção do ferro no organismo é indicado ingerir os alimentos ricos em ferro associados a vitamina C, como exemplo a laranja, limão, acerola, cenoura, goiaba, gotas de limão podem ser pingadas sobre a carne ou salada por exemplo, a cenoura crua ralada pode se consumida juntamente com as verduras e leguminosas escuras. Frutas entre as principais refeições ajudam também. Outra dica muito importante é evitar consumir ou melhor dar uma intervalo de no minimo 2 horas para o consumo de produtos ricos em cálcio (leites, derivados, iogurtes, petit suisse) após as refeições pois o cálcio e o ferro  são nutrientes que competem entre eles para serem absorvidos, pois nosso organismo não consegue aproveitar os dois ao mesmo tempo, podendo assim o cálcio atrapalhar na absorção do ferro.

*** O fígado é o órgão responsável pela filtração de todas as toxinas no corpo de um animal. Quando você compra não-orgânico de fígado, você está arriscando a compra de um fígado que é preenchido com os subprodutos de hormônios e antibióticos dado ao animais criados convencionalmente. Toxinas se acumulam em maiores quantidades no fígado do que qualquer outro órgão. 

Hoje rolou um Hamburguinho de fígado de galinha, que faz qualquer um que não curte, comer sem pensar duas vezes, e que dá um levante no ferro das crias olha só:

Ingredientes:

Fígado de galinha (usei Korin)
Espinafre
Cebola
Alho
Sal marinho



O pacote vem com 600g, eu usei 300g para almoço e jantar e algumas folhas de espinafre.

Limpei e cortei os dois… e bati com o hand mixer mesmo, mas pode ser batido no liqui ou no multi processador.

Depois de batido, ralei meia cebola, 1 dente de alho e sal marinho pra temperar…

Misturei tudo…

Para dourar, fiz em colheradas, porque fica molengo não tem como moldar como os outros.

Usei azeite no fogo bem baixo pra não oxidar, deixei dourar de um lado.

Virei e dourei do outro…


Olha que lindo ficou…

Acompanhou:
Arroz integral Pró Vida
Feijão preto batido
Milho verde cozido
Salada de tomate, cenoura e hortelã
E um suquinho de tangerina

OBS: Essa escolha de evitar anemia somente com alimentação é algo pessoal meu, consulte sempre o médico responsável pelo bebê, ele é que pode te auxiliar da melhor forma possível.

Destaque do Mês

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.