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As delícias do Dudu
As delícias do Dudu

14

jun

2013

Se é pra engrossar que seja assim!!!



por Thais Ventura em Alimentação Saudável, Introdução Alimentar, Receitas | Tags:, , , ,
Não é novidade para quem acompanha o blog, que não sou a favor desses engrossantes que muitas mamães usam hoje em dia tanto no leite quanto em mingaus e frutas. Acredito que a grande maioria sabe que não sou a favor pelo simples fato da quantidade de açúcar contida nesses produtos ser exageradamente superior ao recomendado para bebês e crianças com paladar e hábitos alimentares em formação. 
Pois bem, como sempre eu busco oferecer ao Dudu a melhor alimentação possível e que está ao meu alcance, eu faço isso simplesmente substituindo por produtos melhores e mais saudáveis, tento sempre fazer e criar algo gostoso e claro nutritivo, e essa minha ultima invenção foi uma “farinha” pra usar nas frutas, sucos, vitaminas ou aonde mais eu quiser usar, e não sei se sou sortuda ele sempre aceita super bem essas minhas invenções hehe… Descobri há um tempo atrás que  gergelim é o alimento que mais contém cálcio, olha que bacana, aveia ele ama e quinoa é uma super fonte de proteína… Ou seja, fiz uma “farinha” potente, isso sim vale a pena adicionar na alimentação de seus filhos, são vitaminas naturais, do próprio alimento e não adicionada artificialmente… Vou destacar todas as propriedades desse novo reforço alimentar facílimo de fazer… 

Aveia:

O grão de aveia contém um alto teor protéico, além das proteínas serem de boa qualidade. Quando comparada a outros cereais, apresenta um maior teor de gordura, entretanto, boa parte desta gordura é poliinsaturada, ou seja, é benéfica ao organismo.
Além disso, o grão também é constituído por vitaminas, minerais como cálcio e ferro e substâncias antioxidantes, que podem atuar na diminuição do risco de algumas doenças.
Outra característica importante da aveia é o teor de fibras. As fibras presentes nesse grão são as fibras solúveis, ou seja, estão relacionadas ao bom funcionamento intestinal e podem ser responsáveis pela diminuição dos níveis de colesterol do organismo. Além disso, elas retardam o esvaziamento do estômago, prolongando a sensação de saciedade e, desta maneira, o indivíduo sente menos fome. 

Quinoa:

O principal mérito da quinoa é que seus grãos possuem proteína de alto valor biológico,  ou seja, é bastante aproveitada pelo organismo humano. Além disso, a quinoa contém nutrientes importantes, como as vitaminas A, B1 e B6 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C. Também é rica em alguns minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Quanto aos carboidratos, estes apresentam um valor entre 67 e 74%, essencialmente na forma de amido, o que torna a quinoa um alimento energético. Tem uma excelente quantidade de fibras e de ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6, que são as gorduras essenciais para o nosso organismo. Por causa desses componentes, a quinua se torna um ótimo alimento na prevenção de anemia, problemas cardiovasculares, osteoporoseconstipação, câncer e diversas outras doenças.

Gergelim:

Existem três tipos de semente: branca, marrom e preta. O sabor do gergelim é ligeiramente doce, comparando-se aos demais grãos desse tipo. As três variedades são bastante utilizadas para a fabricação do óleo, o qual possui gorduras poliinsaturadas, como o Ômega-3 e o Ômega-6, auxiliando na manutenção das funções normais do organismo, já que estes são ácidos graxos essenciais para o bom funcionamento do corpo. As sementes também são ricas em lipídeos, predominantemente os do tipo insaturados, o que auxilia na redução do nível de colesterol sanguíneo. Além disso, alguns estudos citam o gergelim como estratégia para prevenção e tratamento do diabetes.

O gergelim é rico em nutrientes essenciais ao organismo, como as vitaminas E, B1 e B2 e  os minerais manganês e cálcio. Também possui quantidade significativa de lecitina, um componente essencial no tecido nervoso que intervém na função das glândulas sexuais e facilita a dissolução das gorduras, evitando que elas se depositem nas artérias. O conteúdo protéico do gergelim também é bastante interessante, já que possui proteínas de alto valor biológico, facilitando a absorção desse nutriente no nosso organismo. Além disso, o gergelim também atua na estimulação do sistema imune, na prevenção de doenças como a osteoporose e o bériberi e na proteção contra o câncer, devido à ação antioxidante.

Fonte das informações nutricionais: http://www.nutricaoemfoco.com.br/
Olha como eu fiz que molezinha:
Usei 1 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de gergelim
1/2 xícara de quinoa pode ser em flocos

Tudo no liquidificador…

Aveia

Quinoa

Gergelim

Triturar tudo…

Olha que belezinha de farinha…

Rende bastante…

Amassei 2 bananas e usei 1 colher desse meu novo reforço… Foi sucesso total por aqui!!!

Que tal substituir por essa ai na sua casa? essa sim, vale muito a pena!!!

Destaque do Mês

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