As delícias do Dudu
As delícias do Dudu

14

jun

2013

Se é pra engrossar que seja assim!!!



por Thais Ventura em Alimentação Saudável, Introdução Alimentar, Receitas | Tags:, , , ,
Não é novidade para quem acompanha o blog, que não sou a favor desses engrossantes que muitas mamães usam hoje em dia tanto no leite quanto em mingaus e frutas. Acredito que a grande maioria sabe que não sou a favor pelo simples fato da quantidade de açúcar contida nesses produtos ser exageradamente superior ao recomendado para bebês e crianças com paladar e hábitos alimentares em formação. 
Pois bem, como sempre eu busco oferecer ao Dudu a melhor alimentação possível e que está ao meu alcance, eu faço isso simplesmente substituindo por produtos melhores e mais saudáveis, tento sempre fazer e criar algo gostoso e claro nutritivo, e essa minha ultima invenção foi uma “farinha” pra usar nas frutas, sucos, vitaminas ou aonde mais eu quiser usar, e não sei se sou sortuda ele sempre aceita super bem essas minhas invenções hehe… Descobri há um tempo atrás que  gergelim é o alimento que mais contém cálcio, olha que bacana, aveia ele ama e quinoa é uma super fonte de proteína… Ou seja, fiz uma “farinha” potente, isso sim vale a pena adicionar na alimentação de seus filhos, são vitaminas naturais, do próprio alimento e não adicionada artificialmente… Vou destacar todas as propriedades desse novo reforço alimentar facílimo de fazer… 

Aveia:

O grão de aveia contém um alto teor protéico, além das proteínas serem de boa qualidade. Quando comparada a outros cereais, apresenta um maior teor de gordura, entretanto, boa parte desta gordura é poliinsaturada, ou seja, é benéfica ao organismo.
Além disso, o grão também é constituído por vitaminas, minerais como cálcio e ferro e substâncias antioxidantes, que podem atuar na diminuição do risco de algumas doenças.
Outra característica importante da aveia é o teor de fibras. As fibras presentes nesse grão são as fibras solúveis, ou seja, estão relacionadas ao bom funcionamento intestinal e podem ser responsáveis pela diminuição dos níveis de colesterol do organismo. Além disso, elas retardam o esvaziamento do estômago, prolongando a sensação de saciedade e, desta maneira, o indivíduo sente menos fome. 

Quinoa:

O principal mérito da quinoa é que seus grãos possuem proteína de alto valor biológico,  ou seja, é bastante aproveitada pelo organismo humano. Além disso, a quinoa contém nutrientes importantes, como as vitaminas A, B1 e B6 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C. Também é rica em alguns minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Quanto aos carboidratos, estes apresentam um valor entre 67 e 74%, essencialmente na forma de amido, o que torna a quinoa um alimento energético. Tem uma excelente quantidade de fibras e de ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6, que são as gorduras essenciais para o nosso organismo. Por causa desses componentes, a quinua se torna um ótimo alimento na prevenção de anemia, problemas cardiovasculares, osteoporoseconstipação, câncer e diversas outras doenças.

Gergelim:

Existem três tipos de semente: branca, marrom e preta. O sabor do gergelim é ligeiramente doce, comparando-se aos demais grãos desse tipo. As três variedades são bastante utilizadas para a fabricação do óleo, o qual possui gorduras poliinsaturadas, como o Ômega-3 e o Ômega-6, auxiliando na manutenção das funções normais do organismo, já que estes são ácidos graxos essenciais para o bom funcionamento do corpo. As sementes também são ricas em lipídeos, predominantemente os do tipo insaturados, o que auxilia na redução do nível de colesterol sanguíneo. Além disso, alguns estudos citam o gergelim como estratégia para prevenção e tratamento do diabetes.

O gergelim é rico em nutrientes essenciais ao organismo, como as vitaminas E, B1 e B2 e  os minerais manganês e cálcio. Também possui quantidade significativa de lecitina, um componente essencial no tecido nervoso que intervém na função das glândulas sexuais e facilita a dissolução das gorduras, evitando que elas se depositem nas artérias. O conteúdo protéico do gergelim também é bastante interessante, já que possui proteínas de alto valor biológico, facilitando a absorção desse nutriente no nosso organismo. Além disso, o gergelim também atua na estimulação do sistema imune, na prevenção de doenças como a osteoporose e o bériberi e na proteção contra o câncer, devido à ação antioxidante.

Fonte das informações nutricionais: http://www.nutricaoemfoco.com.br/
Olha como eu fiz que molezinha:
Usei 1 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de gergelim
1/2 xícara de quinoa pode ser em flocos

Tudo no liquidificador…

Aveia

Quinoa

Gergelim

Triturar tudo…

Olha que belezinha de farinha…

Rende bastante…

Amassei 2 bananas e usei 1 colher desse meu novo reforço… Foi sucesso total por aqui!!!

Que tal substituir por essa ai na sua casa? essa sim, vale muito a pena!!!

27 respostas para “Se é pra engrossar que seja assim!!!”

  1. Nina Bianchi Zavagli disse:

    Olá! Eu sigo o blog sempre, e gostaria de saber se é válido eu usar essa farinha junto com o meu leite, e dar de colherinha para ela antes de dormir, para ver se ela dorme por mais tempo. Ela tem 08 meses e estou procurando alguma solução para ela dormir melhor.

  2. Samara Fábio disse:

    Oiiiiiiiii! ADOREI seu site. Anotei diversas dicas!! Minha dúvida é essa farinha ajuda no meu filho que é ressecado… E se posso colocar no leite! Beeeijo

  3. Tamires Carvalho disse:

    Olá, gostaria de saber se essa farinha pode ser usada para fazer mingau também? Pois meu filho adora mingau, e não quer tomar mais leite.
    Obrigada.

  4. Carla Cristina Kasper Ulmann disse:

    Qual a idade mais indicada para o consumo dessa farinha? Bjs 😉

  5. Noelia disse:

    Olá. Minha bebê tem 3 meses. Estou usando mucilon no leite a noite para tentar q ela durma melhor. Posso usar essa farinha para substituir o mucilon?
    Obrigada

    • Thais Ventura disse:

      Não pode Noelia e nem o mucilon nessa idade somente leite, ela ainda é muito bebê pra vc tentar qualquer coisa pra quer durma a noite, bebês acordam mesmo na madrugada, faz parte da natureza deles, o que vc pode fazer é ter paciência que essa fase passa ja ja… O Mucilon é cheio de açúcar e pode causar problemas futuros na sua bebê. bjos

  6. Vanessa disse:

    Thais, adorei o seu post, mas você sabe me dizer se bebê de 9 meses já pode comer esse engrossante natural conforme sua receita? Agradeço desde já

  7. Sheila disse:

    Isso pode ser cozido?

  8. Priscila disse:

    Olá Thais, tudo bem?
    Minha filha tem 1 ano, em quais alimentos eu posso misturar essa farinha? Posso colocar no leite?

    Agradeço antecipadamente.

  9. Thaionara disse:

    Oi. Meu peito secou quando meu filho fez 3 meses. Agr ele esta com 4 e tem problemas com ressecamento. Dou leite ninho com mingau de aveia. Tem alguma solução pra mim.?

    • Thais Ventura disse:

      Ele precisa tomar um leite adequado pra idade dele sem mais nada a aveia vai prender ainda mais o intestino imaturo dele, leite ninho somente após 1 ano de idade, procure um pediatra pra passar uma fórmula adequada.

  10. gleice disse:

    Gostaria de saber se posso dar essa mistura para um bebe com 6 meses? Obrigada

  11. Carol disse:

    Olá.. amei sua idéia.. vi q vc usa 1/2 xícara de quinoa.. 1/2 xícara de gergelim e 1 xícara de aveia eh isso mesmo as medidas?
    Obrigado.. e parabéns!

  12. Elisangela disse:

    Meu filho de 1 ano e 5 meses mama 240 ml de leite antes de dormir. Está acordando na madrugada ainda. Posso usar qtas colheres dessa farinha para 240 ml de leite?

  13. Clarice disse:

    Olá!
    Uma dúvida:!
    Posso dar farinha de aveia crua (com frutas amassadas ou leite) ao meu filho de 10 meses?
    Obrigada!

  14. Patricia disse:

    Com quantos meses posso dar esse engrosante meu BB??

  15. Sheila disse:

    ola !!!
    meu filho tem 2anos e 2m… ele toma enfagrow e eu colocava uma colherzinha de mucilon, quero trocar por aveia, por isso queria saber se posso colocar essa seu reforco na mamadeira dele? assim desse jeito, sem ter que cozinhar?… obrigada

    • Thais Ventura disse:

      POder até pode mas ele vai estranhar pq p mucilon é só açúcar junto com o enfagrow que tb possui muito açúcar, talvez ele não beba pq fica amarguinho essa mistura

      • Sheila disse:

        entendi… mas estou usando uma nova versao do enfagrow sem adicao de acucar, por isso quero retirar da mamadeira dele o mucilon tambem, mas de qualquer forma vou testar o seu reforco, espero conseguir… obrigada

        • Thais Ventura disse:

          não existe enfagrow sem açúcar infelizmente é propaganda enganosa da marca, esse leite é o que mais tem açúcar… espero que consiga introduzir a farinha sim… bjos

  16. chris disse:

    Olá, minha filha tem 4 meses e não pega mamadeira, está só no peito e vou voltar a trabalhar mês q vem. Gostaria de saber se posso fazer algum mingau com aptamil 1 que foi a fórmula que a,pediatra indicou, e o que eu poderia usar p engrossar o mingau.

  17. DANIELA disse:

    Boa tarde, adorei seu posto, minha filhinha tem 1 aninho e 3 meses e gostaria de acrescentar isso ao leite dela, pois até agora ela só mama leite, e qual a quantidade para cada 30 ml?

  18. Grasiele Silva disse:

    Olá Thais! É preciso cozinhar essa mistura, ou pode adicionar ao leite sem cozinhar? Eu dou aveia ao meu bebê de 1 aninho, mas eu cozinho ela e depois acrescento o leite! Como posso fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque do Mês

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.