As delícias do Dudu
As delícias do Dudu

6

maio

2013

Meu filho não come 6 / 7 meses (introdução alimentar)



por Thais Ventura em Alimentação Saudável, Introdução Alimentar | Tags:
Não é de hoje que recebo emails, mensagens inbox, pedidos desesperados de ajuda no grupo, ou pelo próprio blog. Então resolvi contar um pouquinho sobre esse momento introdução alimentar aos 6 meses, o que podemos fazer para ser mais prazeroso para mãe e bebê. 
Bom, um bebê é amamentado até os 6 meses com leite materno, ou em alguns dos casos com fórmula infantil. O único alimento que ele conhece é esse que geralmente é docinho (LM) dado, no colo e com aconchego da mãe, sentindo de perto todo cheirinho e carinho, aquela troca de olhares, todo aquele conforto que nós que amamentamos sabemos como é, ou seja o seu bebê está acostumado com o alimento de forma liquida somente, para suprir as necessidades dele quando a fome aperta, sei que o leite materno não é só isso, mas vamos nos ater a apenas alimentação aqui.
Quando completa os 6 meses é a hora da introdução alimentar, o seu bebê vai começar a conhecer novas texturas e novos sabores, agora o alimento passará a ser oferecido com um objeto estranho a colher (para ele é um objeto estranho lembre-se disso), ele precisará estar sentado em uma cadeirinha, ou carrinho ou outro lugar, mas não será da mesma forma com que ele se alimentava antes. E então, vem um outro sabor com uma textura completamente nova do que ele conhece, com aquele objeto estranho.
Nós mamães, ficamos super ansiosas com esse momento, nos preparamos, pensamos nos melhores alimentos, nos dedicamos para fazer uma papinha deliciosa, dedicamos um tempão, escolhendo, procurando formas de preparo, cozinhando e sonhando com nossos filhos batendo um pratão. Pois bem, é chegada a hora de oferecer, e aquele serzinho que nós tanto amamos simplesmente come uma colher ou até mesmo simplesmente se recusa a abrir a boca. E isso perdura por dias, e nós, vamos ficando cada vez mais frustada achando que o problema somos nós, ouvimos conselhos dos mais experientes, da tia, da vizinha, da avó, do papagaio de todo mundo e tentamos várias formas e nada, os bonitinhos só querem o leitinho (espertos que eles são). 
Algumas dicas que aprendi com o tempo aqui no blog, com os materiais que leio para tranquilizar um pouco o caração de vocês… 
1- O leite materno deve ser o principal alimento do bebê até 1 ano de idade. Seu filho não vai ficar desnutrido se hoje ele não comer e só mamar.
2 – Alimentação complementar como o próprio nome já diz vem para complementar o leite materno. E não adianta você achar que desmamando o seu bebê que ele vai comer um prato do tamanho que você deseja, que isso só vai acontecer quando ele realmente estiver acostumado com essa novidade na vida dele, e esse tempo vai variar muito de criança pra criança. 
3 – O estômago do seu bebê tem o tamanho da mãozinha dele quando fechada, ou seja é bem pequeno, então a quantidade de comida que ele vai comer é pouca mesmo, no manual da sociedade brasileira de pediatria diz que essa quantidade é em média de 4 colheres, e sim essa é uma boa quantidade. 
4 – Jamais force seu bebê a comer, esse é um dos maiores erros que acontece nesse inicio de alimentação complementar e suas consequências podem perdurar por bons anos e só piorar a aceitação. 
5 – Deixe seu bebê livre para experimentar as texturas, legumes bem cozidos são ótimos para serem dados em suas próprias mãozinhas. E lembre-se que se sujar faz sim muito bem. 
6 – Temperos naturais são um grande aliado, comida sem graça ninguém merece, seu bebê precisa comer uma comidinha deliciosamente temperada e para que isso aconteça não precisamos do sal.
7 – Fuja de produtos industrializados, quanto mais natural for a alimentação do seu bebê, mais fácil a aceitação. Bebês com paladares viciados tendem a ter maiores dificuldades em aceitar alimentos puros.
8 – Tenha paciência, tenha paciência e tenha paciência… Essa palavrinha você realmente vai precisar pensar nela por um tempinho… rs
9 – Respeite o tempo do seu bebê, sim aos 6 meses é indicado para introdução alimentar, mas somos cada um, uma pessoa diferente e cada um tem seu tempo, e pode ser que mesmo ao completar os 6 meses, o seu filho não estava preparado para a IA (introdução alimentar). Com o tempo ele vai aceitar.
10 –  Por favor, não se desesperem, não deixe seu filho “passar fome” pra ver se come. Como diz o mestre pediatra Dr Gonzales, amamente antes de alimentar seu bebê, o que ele comer está ótimo, e complemente com leite materno depois. Assim seu filho saberá que tem ainda o leitinho dele. OBS: essa informação só serve para leite materno, as fórmulas infantis precisam de um intervalo de no minimo 2 horas para o calcio não competir com o ferro, atrapalhando assim sua absorção.
11 – Não, por favor, não bata a papinha do seu filho, de liquido, somente leite materno e a água. Seu bebê precisa se acostumar com a nova textura e ele vai aprender a se virar. Tenha calma. Não resolva um problema momentâneo, criando outro futuro. (tenho visto muitos casos de crianças de 2, 3 e até 4 anos que só comem comida batida).
12 – Aproveite esse momento porque ele passa e depois você sentirá falta. Faça do momento da alimentação algo prazeroso para você e principalmente para seu bebê,  (e isso não inclui passar galinha pintadinha no laptop rs).
13 – Não, começar aos 4 meses não diminui as chances de rejeição. Mas sim, aumentam as chances de alergias alimentares, e outros probleminhas que ocorrem com a introdução precoce dos alimentos. Então não se culpe por ter esperado os 6 meses, e sim sinta se feliz por ter feito o que os órgãos da saúde recomendam.
*Em uma pesquisa feita com leitores que chegavam até a mim, reclamando de rejeição alimentar, mais de 90% delas responderam que acrescentavam farinhas no leite e nas frutas, e quando precisaram dar a fruta pura o bebê rejeitou, e com o passar da idade a criança não consumia a fruta in natura inteira e pura. Então mais uma vez repito, alimente seu filho da forma mais natural e simples possível evite alimentos industrializados que modificam o paladar do bebê que está em formação. 
Aqui comecei com a fruta raspada, cada pediatra recomenda de uma forma, alguns indicam começar com as papas salgadas, não acho que seja errado, apenas acredito que a fruta por ser mais docinha tem mais fácil aceitação, mas isso cabe a cada mamãe decidir, você pode usar uma tática de misturar um legume cozido e amassado com um pouco de leite materno, tipo, purê de batata com leite materno, tem uma boa aceitação, e também utilizar legumes mais docinhos como a beterraba, a batata baroa, a abóbora madura… E é isso, testar o que seu bebê aceita melhor e fazer desse alimento uma base para a introdução dos novos. 
Esse post é somente um pouco da minha experiência com meus estudos e aprendizados no dia a dia como mãe. Qualquer dúvida maior não deixe de consultar uma nutricionista infantil de sua cidade, elas são as melhores pessoas para te ajudar nesse processo.
Em São Paulo indico A DRa- Karine Durães o contato dela por email é 
>>  nutricionistainfantil@gmail.com 

65 respostas para “Meu filho não come 6 / 7 meses (introdução alimentar)”

  1. karita disse:

    Olá…não sei o q fazer…meu bebê ta com 7m e só aceita frutas…várias delas…mas papinha salgada ele rejeita…já preparei de diversas maneiras…tipo.. só uma verdura…duas verduras ou mais…com ervas.. sem ervas…com sal.. sem sal.. com carne .. sem carne…passada na peneira…amassada com garfo…com leite…sem leite e nadaaaa…só aceita LM ou LA…e frutas…já faz un mês q tento…o que fazer?? to perdida…

    • Taciana disse:

      Pede orientação a pediatra… cada criança é diferente…. essa semana o comecei a introduzir. .. e ele não aceitou muito… mais vou ficar tentando

  2. Claudio disse:

    Boa tarde, eu tenho gêmeos e ontem eles completaram 7 meses e um come de tudo já o outro só leite formula e frutas, já papinha ele não aceita, como ele gosta muito de banana fiz um teste de colocar um pedacinho de banana junto com a comida e ele comeu rsrs, mas só a comida ele não como, eu e minha esposa não sabemos mais o que fazer, o pediatra pediu para tentar os legumes mais doces mas não adiantou.

  3. Suely Silmara disse:

    Minha filha tem 6 meses está com anemia ,não quer comer nada e o peito está pegando pouco, fomos esses dias para o hospital pq ela estava desidratando por não comer, fizemos exame de sangue e urina , não está com infecção, não sei o que fazer para ela comer.

  4. stefanne santos disse:

    Meu filho tem 6 meses não quer comer nada que só p peito, fico triste com isso, como trabalho ele não mama o dia todo. Fico triste porque ele não quer comer.. eu não sei mais o que fazer.. me ajude..

  5. Elle D'Carolinne Cerqueira disse:

    Olá. Meu filho tem 9 meses e se recusa a comer. Ele só quer o peito. A única coisa que tenho conseguido dar é o caldo do feijão, mas bem pouco. O que posso fazer?

  6. Marcela Wilvont disse:

    Meu bebê de 7 meses tem não curte papinha nenhuma, nem doce, nem salgada. Eu amo dar mama para ele, mas faz parte da vida ele aprender a coer comids né. Já fiz várias receitinhas, mas ele é teimoso igual o pai! Kkkkk acho que a única opção que temos é ganhar pelo cansaço.

  7. Hansen C Souza disse:

    Minha filha têm 7 meses, é ruim pra comer, não mama porque não tem mais leite materno, rejeita todo tipo de leite, só come papinha de carne de frango ou musculo com legumes e Danone. Minha pergunta é pode forçar ela a se alimentar? Brigo muito com minha esposa devido insistência de dar alimentação horas que o baby não quer. Eu acho que tem que dar e se ele não quiser tenta mais tarde ate ele aceitar. certo?
    Obrigado e uma boa tarde!

  8. Aline disse:

    oi boa tarde preciso muito da ajuda de vcs minha filha ja vai completar 9 meses e parou de comer e não mama nada na mamamadeira nem no copo e nem no prato era pra eu ter começado a trabalhar hoje e não fui pq ontem ela ficou na creche e não comeu nada. Ela so quer peito não sei mais oque faço1 Me ajudem por favor

  9. VANIA disse:

    OLÁ! BOA NOITE! MEU BEBE TEM 7M E INTRODUZIR PAPINHA DE FRUTA DESDE OS 4 POIS NÃO CONSEGUIR AMAMENTAR ATE ESSE PERIODO, É UM SUFOCOO PARA ELE COME, REJEITA TODAS AS PAPINHAS E PARECE QUE COM O PASSAR DO TEMPO ESTA PIORANDO, APENAS SUCO ELE TOMA TRANQUILO MAS A MINHA INTENÇÃO É QUE ELE SE ADAPTE A COLHERZINHA PARA QUE NÃO SE VICIE NA MAMADEIRA, ULTIMAMENTE U LI QUE PODERIA DAR FRUTAS ( BANANA, MAMÃO E MAÇÃ) COM LEITE E ESTOU FAZENDO, COMO MINHA PROXIMA CONSULTA É APENAS NO FIM DO MES E A PEDIATRA DELE ESTA DE FERIAS NÃO CONSEGUIR TIRAR ESSE DUVIDA COM ELA, SERÁ QUE ESTOU FAZENDO CERTO, FICO DEPRIMIDA POR VER MEU FILHO SEM COMER.

  10. Stefania disse:

    Gente me ajudem,meu bebe tem 6 meses e vai fazer 1 semana que tento.das papinha com legumes diferentes, de fruta só come banana,maçã e pêra ! Papinha salgada cospe tudo ainda não tentei carne vou tentar dar purê de batata com carne muida pra vê se ele pega ele come forçado umas 3 colheres cospe e eu ponho de novo to desesperada !

  11. Juliana Fernandes disse:

    Olá… Adorei esse texto, estou passando exatamente essa situação com meu bebê. Ele não está aceitando muito bem e já me desesperei, me arrependi de ter esperado até o 6° mês, me senti incompetente e tudo mais… Rsrs. Então vamos ter paciência que tudo se ajeita né… 😉

  12. Raquel disse:

    Olá! Obrigada pelas informações, muito úteis nesse momento aqui, meu Dudu não está querendo comer, vinha comendo papinha, mas não quer mais, e as frutinhas só pelo método blw, dá realmente um desânimo às vezes, é cansativo, mas como vc disse…paciência!

  13. maria ivonice disse:

    minha filha tem 7 meses e não quer comer nada, só quer o leite do peito, eu já oferecir capinha e legumes,
    não seiu o quer da pra ela pq ela sente fome.

  14. Miraildes santos disse:

    meu bebé tem sete meses e ele rejeita todo que dou papinhas de verduras, frutas, migal com o nan e mucilon,ele não toma mas leite materno,ja tentei da der de diversas variedades de papinhas mas ele não aceita o que faço ja tentei dar danoninho mas também não quis, so toma o nan dormindo me ajude não sei mas o que fazer por favor.

  15. Syh Linhares disse:

    Meu filho vai fazer 7 meses e está muito enjoado para comer ,as vezes acho que deve ser o Dentinho , mais aos 5 meses ele comia fruta doce natural e agora ele rejeita tudo e só quer o LM ja estou muito chateada comigo mesmo ! Me dê em uma ajuda , obrigada ..

    • Thais Ventura disse:

      Dê uma lida sobre saltos e picos de crescimento… e lembre se que até 1 ano o seu leite debe ser o principal alimento dele… bjos

  16. Keity Calisto disse:

    Vim parar nesse tópico por desespero. Meu filho tem 9 meses e meio, quase 10 e não consigo fazê-lo comer. E não é não comer mais que duas colheres… é não comer mesmo. Nem a primeira colherada. Fecha a boca e não deixa entrar nada. Nem papinha de diversas formas, nem fruta. Se der na mão dele tbem não adianta. Balança pra ver se faz barulho e depois joga no chão como qq brinquedo. Começamos errado com a IA porque nosso pediatra não falava que o LM era o principal até 1 ano. Ele nos assustou dizendo que o LM não sustentaria mais a partir da IA. Para piorar o pediatra dele parou de atender e ficamos órfãos. Só com 9 meses conseguimos uma pediatra para nos acompanhar e agora tbem uma nutricionista. Porém não temos evolução alguma. Continuamos sem uma colher sequer, sem um pedaço sequer de fruta. Nada. Estou cada dia me sentindo pior.
    E sim, por falta de orientação no começo tentamos forçar a ponto de quando íamos por o babador ele já começava a gritar. E sim, já tentei distraí-lo com vídeos. NADA adianta.

  17. suzi disse:

    Muito legal essas dicas ,minha filha tem 8 meses comem salgado e frutas,mas preciso de variações e aqui tem bastante. atenção mães que bebes rejeitam salgadas minha filha começou comendo as frutas e salgada colocava muito abobora e batata baroa para adaptação, nao sei se podem ajudar vcs.

  18. Fernanda disse:

    Amei as informações!
    Minha filha fez 7 meses hoje e não come nada!!
    Até comia mas pegou uma gripe forte e com isso tomou remedios e não aceita mais a colher e tudo que levo em direção a boca dela é rejeitado.
    Emagreceu 2 kg e faz ansia de vômito quando está no peito… Não toma mamadeira, apenas agua no copo!
    Este texto foi bom, pois eu ja estava me sentindo uma péssima mãe! Agradeço

  19. Sheyla disse:

    Minha bebê está exatamente assim quase 7 meses RS. ..acredito que todos passam por isso como foi alimentada os 6 meses exclusivamente com leite materno não aceita nada chora muito muito muito muito mais vamos ter fé em Deus que tudo já deu certo questão de tempo boa sorte para todas nós.

  20. Michele disse:

    Meu bebê tem 7 meses e não gosta de comer e nem beber nada,parou de tomar leite materno aos 3 meses por conta de uma bronquiolite ao 6 meses a médica já liberou papinha salgado e fruta, no começo ele aceitou muito bem mais agora não que saber mais de nada confesso que fico muito preocupada preocupada pois acho que isso atrapalha ele a se desenvolver, não sei mais o que fazer que fazer,alguém pode me ajudar. ….

  21. Claudiana disse:

    Olá não sei mais o que eu faço, meu bebê já vai completar 7 meses e não come nada doce, tento todo tipo de fruta suco e ele não aceita quando coloco na boca dele ele fica com ânsia de vomito você pode me dá uma dica.

  22. Julia disse:

    Olá! Meu bebê está com 6 meses, comecei a introdução alimentar. Papa de legjmes ele come muito bem, porém frutas e sucos ele se recusa a comer! Ele cospe e tem ânsia. No inicio dava maçã e pera cozidas, ele gostou, mas a fruta crua ele nao aceita. O que devo fazer?

  23. Nelsania disse:

    Ótimo texto,me ajudou muito!!
    Obrigada.

  24. Juliana disse:

    Oi, meu bebê tem 6 meses não quer comer papinha e tb não quer mama na mamadeira o leite nestogeno, maso leite do peito na mamadeira ele mama, não sei o que fazer.

    • Thais Ventura disse:

      Leia o texto acima Juliana é super comum na introdução alimentar ele rejeitar… seu bebê é esperto rs, vc deixa o leite pra dar na mamadeira porque trabalha fora? se conseguir deixar sempre é melhor mesmo, senão quando ele engrenar na alimentação pode mamar no peito quando tiver junto com vc e fazer as refeições durante o periodo que estiver fora…

  25. Noémia Janeiro disse:

    Ola! Estou na mesma situaçao, tentei dar minha filha purê rejeitou, leite formula e papinha doce rejeitou, falta 2 dias p fazer 6m, tenho k comexar a trabalhar daqui a uma semana. To sem ideia.

    • Thais Ventura disse:

      leiam sobre BLW pode ser que o bebe aceite melhor assim, mas infelizmente o tempo e a persistência são os nossos maiores aliados na introdução alimentar

  26. Greici disse:

    Meninas minha BB já é o contrário
    ,pois come demais e qse já não quer mamar,mama só a noite.,uma vez na madrugada.,ainda prq eu acordo ela.,e pela manha.,mais é muito pouco.,não chega a ficar 5 minutos mamando.,

  27. Viviane Martins da Silva disse:

    Boa noite so com esse explicação tirei todas as minhas dúvidas obrigado 😍😍😍 Minha filha de 7 meses não quer comer nada so quer o peito e quando come so come no máximo 3 ou 4 colheres.

  28. Li o texto e tirei todas as minha dúvidas parabéns 👏👏👏👏👏😍😍😍😍😘😘😘😘

  29. Andressa disse:

    Oi boa noite. Minha filhq tem 9 meses. Ela come de tudo q e salgado. Mas quando dou para ela alguma coisa doce ela faz ansia de vômito. O que sera?

  30. flavia disse:

    Olá.tenho um bebê de 10 meses e ela não come quase nada. Já fiz de td. Pra ela come mas tá difícil. Não mama mas peito. E não sei oq da pra ela..estou desesperada me ajuda.

  31. Tainá Gasparim disse:

    Seeeensacional!
    Mas posso te perguntar o que você chama de ‘temperos naturais’? Não quero dar sal ao menos até um ano.
    Lalá faz cara feia pra comer também (como muitos por aqui) e fiquei bem interessada nessa tua dica, mas preciso de indicacões, hehe.
    Obrigada! Beso!

  32. Miriam disse:

    Obrigada por trazer explicações tão precisas e preciosas para os papais de bebês que não querem comer!!! Já estou colocando em pratica suas dicas!!

  33. jakeline disse:

    meu bebe tem 4 meses começei a dar frutas raspadas e pures a nutricionista q passou,mas ele nao come direito acho porque ele ainda nao sabe engolir, entao fico preocupada sera que ele ainda ta com fome,sera se ele ta satisfeito com o pouco q ele comeu?

    • Thais Ventura disse:

      Oi Jakeline, na verdade ele ainda não deveria comer nada, ele não come pq não está pronto mesmo pra receber outro tipo de alimento sem ser o leite.. Aguarde mais um pouquinho até os 6 meses e tente novamente. bjos

  34. Annie disse:

    Obrigada pelo post!!! Ótimo conteúdo e direto ao ponto!

  35. Rosângela Monteiro Alves de Moraes disse:

    O instinto materno é faluloso!
    comentei com minha família…..A Gaby não quer aceitar a papinha salgada,vou tentar mais cedo; não comeu hoje ou comeu pouco, sem problemas, ela mama no peito; não quer vários ingredientes, vou dar um de cada vez até chegar na papinha composta, e assim por diante. Mas ainda assim estava angustiada com o fato de não querer, consultei o site e olha só: eu já fazia tudo! obrigada por reforçar a minha intuição materna…. bjs, Rosângela

  36. Renata disse:

    Ótimo texto! Ajudou bastante e deu até um alívio saber que não sou única nas tentativas mirabolantes e até frustrantes rrss

  37. Lucélia disse:

    Minha filha ja está com sete meses e ñ que pegar mamadeira o que faço também ñ que tomar Miguel so que ficar no peito papinha só de potinho ñ que tomar a que faço em casa

    • Thais Ventura disse:

      Oi Lucélia até 1 ano o leite materno é o principal alimento da sua bebê, não precisa nem do mingau nem da mamadeira, essas papinhas de potinho possuem muito sal… dá uma olhada em receitas de papinha aqui no blog e tenta fazer pra ela… mas fique tranquila, e amamente…

  38. Andrea Araujo disse:

    Bom dia! Oi vcs estão de parabéns, mas vou precisar de uma enorme ajuda. Tenho um pequenino sobrinho de 1 ano e 8 meses que não come nenhum tipo de alimento que não seja o leite, ou seja, nada. Ele rejeita e fica bravo ao ser oferecido qualquer tipo de alimento. Preciso de algumas dicas para poder ajudar, são pais de primeira viagem e muito jovens. sempre estou com eles e isso tem me incomodado e preocupado. Pensei em fazer papinhas e começar a oferecer, mas também os pais não podem estar juntos.
    Me ajudem por favor, só o vejo aos finais de semana.

    agradecida

    • Thais Ventura disse:

      Oi Andrea ja levou a uma nutricionista? é preciso ver o que tem nesse leite? qual a quantidade? crianças so comem quando sentem fome, se a fome dele é suprida com leite ele realmente não vai aceitar comida… é preciso que os pais queiram mudar esse quadro e é preciso auxilio de uma nutricionista pra ajudar vcs nessa mudança… bjos

  39. Elenir disse:

    Olá meu bebê tem 8 meses…comia muito bem a papinha salgada..mas de uns dias pra cá ta rejeitando e faz ansia..o que pode ser..me ajudem..

  40. Daniela disse:

    Nossa, muito obrigada por acalmar meu coração. Minha bb tem 6 meses, comecei a introdução alimentar no início do mês, no começo ela comia bem, talvez curiosidade, agora rejeita é só quer mamar, estou desesperada e como você mesmo descreveu me culpando o tempo todo. Ler o seu texto me ajudou a ter um pouco mais de paciência. Obrigada.

  41. Liliany disse:

    Nossa esse seu relato mim ajudou a ter fiquei mais aliviada ,obrigada vc sem saber está ajudando muito 😃😄😘

  42. josy disse:

    Amei as dicas, obrigado.
    Minha filha vai completar 7 meses e também não aceita papinha salgada.
    Só aceita papinha de banana, mamão e maça raspadinha.
    E mama muito no peito.
    Vou ter paciência como vc falou Thais.
    Tudo é novo pra ela, e tenho certeza que oferecendo todos os dias, vai chegar a o dia que ela vai aceitar tudo.
    Beijos

  43. Jussara disse:

    Cometi o erro de forçar meu bb a comer frutas, agora ele não aceita mais nenhuma, só papinha salgada, o que fazer?

  44. Regiane disse:

    Obrigada!!! Foi uma das coisas de tantas q já li … Q fez sentido e me acalmou.
    Faço de TD as vezes 2, 3 sabores no mesmo dia e ela não pega de jeito nenhum! Pq quer o peito. Assino teve dias em que minha bebê comeu MT d’eu parar de dar c medo rs e ela pedir mais.

  45. Flávia disse:

    Adorei o texto, minha bebê tem 6 meses e comecei a introduzir outros alimentos, ela ainda não gosta muito, prefere (obviamente) o peito, mas sei que isso é normal, suas dicas tb me deixaram mais tranquila.

  46. Roberta disse:

    Boa noite!!! Estou passando por isto. Meu bebê não quer comer papinha e nem fruta, só leite materno. Estava muito angustiada, mas depois da leitura me acalmei. Obrigada por compartilhar.
    Ter calma, dar tempo…. Este será meu lema.

  47. Ilydia disse:

    Minha filha tem 5 meses já estou no quinto dia da introdução e ela rejeita a salgada , chora na hora de comer eu acabo desistindo o que faço ?

  48. Almirele disse:

    Amei as suas dicas, sou mãe pela primeira vez, também estou passando por esse momento, meu filho tem 7 meses e ele não gosta de comer fruta de manhã, tento dá ele rejeita, as comidinhas salgadinhos ele come perfeitamente bem, eu estava com esse pensamento que se ele não comesse nada iria ficar com fome e meu leite não ia dá conta…… Quando li esse seu texto me aliviou muito….. Adorei mesmo beijos e um grande abraço.

  49. grizzie disse:

    gente, estou achando estranho minha filha tem 6 meses e sempre comeu de tudo desdos 4 meses e tambem mama… e sempre a mesma rotina, de manha mama, toma um banho come um danone, depois uma fruta, almoça, banha dorme, e assim vai indo, mas a dois dias atras ela não esta mas dormindo a noite toda, e esta rejeitando qualquer comida que de a ela, rejeita ate o banho!!! não sei o que fazer

    • Thais Ventura disse:

      Oi Grizzie sua bebe tem so 6 meses, a idade ideal pra comecar a comer é agora…. Danone nao é indicado antes dos dois aninhos, vc percebe mais alguma mudança de comportamento? ela pode ter desenvolvido algum tipo de alergia e a recusa alimentar e o choro é um grande sinal indicativo disso.. procure ajuda de um gastropediatra….

  50. Shirley disse:

    Sem dúvida esse texto é muito bom…Mas não me tranquilizou pois preciso voltar a trabalhar e o meu bebê além de comer muito pouquinho e sempre mamar depois,ainda teve caso de vomitar até esvaziar o estômago. Teve 4 episódios desses me deixando muito assustada ao ponto de ir parar no pronto Socorro.
    O q eu faço nesse caso pois volto no dia q ele completa 7 meses ao trabalho e faltam apenas alguns dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque do Mês

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.