As delícias do Dudu
As delícias do Dudu

10

out

2012

Mix de oleaginosas + creme de damasco com passas



por Thais Ventura em Doce, Receitas | Tags:, , , , ,

12 meses

 Não consigo tirar férias e ficar muito tempo sem inventar alguma coisa boa pro Dudu e principalmente longe daqui =), ainda mais que aqui na minha mãe tem sempre “novidades” super saudáveis… Na última ida ao supermercado minha mãe chegou com algumas coisinhas que sempre tive vontade de oferecer ao Dudu por serem extremamente saudáveis além de gostosas também, eu particularmente amo… Ela trouxe um pote com oleaginosas, sabe o que são?


Frutas oleaginosas incluem castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, Macadâmia entre outras. Além dessas frutas conterem muitas calorias, elas também são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras monoinsaturada e poliinsaturada, vitaminas e minerais. Elas têm ação antioxidante, diminuem o colesterol ruim (LDL), aumentam o colesterol bom (HDL), evitando assim a formação de placas de gordura no sangue.

Propriedades:

Nozes: são as fontes mais ricas de vitamina E. A maioria das nozes são ótimas fontes de potássio, sendo ricas também em vitaminas do complexo B. O valor calórico das nozes em média é de 651kcal/100g.

Macadâmia: é a oleaginosa mais calórica (cerca de 1000 kcal por xícara), porém possui quantidades significativas de fibras e vitamina B1.

Castanha-do-Pará ou Castanha-do-Brasil: destaca-se por ser bastante calórica (656kcal/100g), no entanto, seu diferencial é possuir ácidos graxos ômega-3 e grande quantidade de selênio.

Avelãs e Amêndoas: ambas contém cerca do mesmo valor calórico (589kcal/100g), sendo que ambas possuem uma quantidade significativa de nutrientes diferentes. As amêndoas são riquíssimas em vitamina E e potássio. As avelãs por sua vez, são ricas em cálcio e vitamina E.

Castanha de caju: Sua composição química contém proteínas, carboidratos, ferro, cálcio, fósforo, sódio e sete aminoácidos essenciais que o organismo não consegue produzir e são indispensáveis, como o argimino, que desempenha importante papel no combate as doenças cardíacas, pois se converte em óxido nítrico cuja função é alargar as artérias e diminuir a pressão sanguínea evitando os ataques cardíacos fatais. 

Pois é meninas, esse mix é ótimo principalmente pra você que tem uma criança dificil de ganhar peso, elas são super calóricas, mas “engordam” ou melhor dizendo aumentam o aporte de gordura de forma saudável, diferentemente dos farináceos tradicionais que os pediatras insitem em receitar para engordar as crianças (mucilon, farinha láctea e afins…) que são apenas açúcar e calorias vazias.

Olha que simples o preparo tanto do creme quanto do mix, eu fiz uma quantidade maior do que ele irá consumir e vou deixar guardado em pote de vidro bem tampadinho…

Esse potão ai é de todo mundo e aquelas bolinhas são as macadâmias que por sinal são muito difíceis de abrir, mas não impossivel tá gente? rs


Separei pro do Dudu

2 nozes
3 castanhas do pará
4 castanhas de caju
6 amendoas
4 macadâmias


Triturei tudo…


Virou essa farinha deliciosa, docinha…
Vou usar nas frutas, nas papinhas um pouquinho já é suficiente.


O creme do lanche da tarde:

Damascos e uvas passas…


Separei 4 damascos e um punhado de uvas passas…


Cozinhei pra ficarem molinhas por 10 minutinhos apenas em água filtrada.


Bati bem…


Ficou um creme docinho e delicioso, que será servido com iogurte natural e a farinha mix…



OBS: Lembrando que é sempre legal oferecer em pequenas quantidade da primeira vez, principalmente se hover histórico de alergias na familia o mix de oleaginosas ok?

Lanche da tarde:

Iogurte natural integral sem açúcar
O creme de damasco com uvas passas…
O mix

Misturei e coloquei o mix por cima…

Ele amou e ficou realmente delicioso e o melhor muito saudável e nutritivo.


Espero que gostem…

Carimbo de aprovação

Destaque do Mês